Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

Sinopse:


August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positiva, que vai tocar todo tipo de leitor.





Extraordinário foi uma das minhas últimas leituras e sem dúvida uma das minhas leituras favoritas do ano. A narração, tanto da perspectiva do Auggie, quanto da dos outros personagens, é de uma simplicidade adorável. A autora conseguiu captar perfeitamente a essência dos diálogos e a mente de uma criança. Cada personagem tinha realmente a sua voz, o seu modo de narrar à história, o que às vezes não acontece quando há vários pontos de vista.

O personagem principal, Auggie, é extremamente cativante e desde o começo do livro o leitor se identifica e simpatiza com a sua história. Mesmo com todas as suas “dificuldades”, ele se aceitava do jeito que ele era e possuía uma enorme coragem para enfrentar aquilo que o apavorava.

“A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma”.
A trama da história está centrada na ida de August à escola pela primeira vez. Lá ele tem que passar pelo desafio de ser o centro das atenções devido a sua aparência, além de suportar a maldade de algumas crianças. Mesmo sendo uma obra de ficção, o livro relata de forma bastante fiel acontecimentos que são, infelizmente, bastante comuns para algumas pessoas. Tenho certeza que você conhece alguém que já passou por isso, ou ouviu alguma história de alguém que já passou.



Uma das mensagens mais importantes que o livro passa é a importância da gentileza. E como uma coisa tão simples como ser gentil com o próximo pode fazer a diferença.

“Vamos criar uma nova regra de vida... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário”.
“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil”.

O livro trata de forma brilhante, simples e delicada o preconceito em relação às aparências na nossa sociedade. Uma sociedade em que na maioria das vezes a primeira impressão é a que fica.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo”.

Livro: Extraordinário
Autor(a): R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 320
Classificação:

0 comentários:

Deixe seu comentário