Resenha: Amy & Matthew - Cammie McGovern


Sinopse:


Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos. Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa. À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou. E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.

Amy possui algumas limitações físicas, ela não consegue andar sem o seu andador e também não consegue falar sem a ajuda do seu dispositivo. Por conta disso, ela sempre esteve rodeada de adultos que a ajudam a suprir as suas necessidades, isso fez com que ela não tivesse nenhum amigo na escola. Ela nunca havia notado isso, até que Matthew, um garoto que também possui as suas limitações, abriu seus olhos. Ela decidiu que no seu último ano no colégio ela iria fazer amigos.

Para isso, ela convenceu a sua mãe a trocar os seus auxiliares adultos por alunos da escola. Ela mandou um e-mail para Matthew e o convenceu a se voluntariar para o trabalho. Cada dia da semana Amy seria acompanhada por um auxiliar diferente e eles deveriam apresenta-las para 5 novas pessoas por dia, além de ajudá-la com as suas necessidades.

Matthew possui o Transtorno Obsessivo Compulsivo, TOC, ele faz algumas coisas sem sentido. Ele não aceitava muito bem a sua situação, para ele aquilo era um comportamento normal. Amy consegue fazer ele enxergar que ele tem um problema e precisa de ajuda. Juntos, eles irão enfrentar as suas diferenças, ao mesmo tempo em que uma forte amizade começa a surgir.

Se eu tivesse que descrever esse livro em poucas palavras, eu diria que ele é uma explosão de fofura. A história de Amy & Matthew é totalmente fora do comum. Eles mesmos são fora do comum. A Amy, por exemplo, possui inúmeras limitações, ela não consegue andar e nem falar sem a ajuda de aparelhos e mesmo assim consegue manter uma visão positiva e otimista da vida. É um verdadeiro tapa na cara. A amizade dela com Matthew é algo incrível. Ambos se compreendem e dão forças um para o outro para conseguir ultrapassar os obstáculos da vida.

A autora Cammie McGovern é uma das fundadoras do Whole Children, uma instituição que oferece aulas extras e programas de auxílio para crianças com necessidades especiais, o que eu achei incrível. Fiquei apaixonada pela história e adoraria vê-la sendo adaptada para o cinema.

Para quem eu indico: Se você leu e gostou de Eleanor & Park, Extraordinário e Por Lugares Incríveis, garanto que você irá gostar de Amy & Matthew.

Livro: Amy & Matthew
Autor (a): Cammie McGovern
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 336
Classificação: 

0 comentários:

Deixe seu comentário