Resenha: A Queda dos Reinos - Morgan Rhodes

Sinopse:

Numa terra em que a magia havia sido esquecida e a paz reinara durante séculos, uma agitação perigosa ganha forma quando três reinos começam a lutar pelo poder. Entre traições, negociações e batalhas, quatro jovens terão seus destinos entrelaçados para sempre: Cleo, a filha mais nova do rei de Auranos; Magnus, o primogênito do rei de Limeros; Jonas, um camponês rebelde de Paelsia; e Lucia, uma garota adotada pela família real de Limeros que busca a verdade sobre seu passado.

 Recentemente publiquei um post aqui sobre os livros que eu queria ainda ler esse ano. A Queda dos Reinos estava nessa lista. Sempre ouvi coisas boas sobre essa série e estava curiosa para saber o que eu achava dela. 


O continente de Mítica é dividida em três reinos: Auranos, que fica na parte sul e é o reino mais próspero; Paelsia, que fica no centro e por séculos vive em uma situação precária e depende do vinho que produz para conseguir se sustentar; Limeros, que fica na parte norte e é um reino extremamente devoto a deusa Valoria. Por séculos os reinos viveram em paz, mas um acontecimento fez com que dois reinos fossem em busca de um poder maior. 

Cleo, princesa de Auranos, foi até Paelsia com seus amigos para comprar o tão famoso vinho da região. Aron, filho de um lorde importante de Auranos e uma das pessoas que Cleo mais odeia, arruma uma confusão no mercado e acaba assassinando o filho de um vendedor de vinho. Esse assassinato foi o estopim que Paelsia e Limeros estavam esperando para poder atacar Auranos, que sempre foi mais próspera e rica que os outros dois reinos.

O desprezo que Jonas sentia por Auranos e seu povo só aumentou quando seu irmão foi assassinado pelas mãos de um arrogante lorde. Ele viu aquilo como uma oportunidade para lutar pelo seu povo em busca de condições melhores de vida. 

Magnus e Lucia são príncipes de Limeros. Seu pai, Rei Gaius, é conhecido como o Rei Sanguinário por ser extremamente cruel e rígido com seus súditos. Limeros tem uma rixa muito antiga com Auranos. Eles possuem deusas diferentes, que representam coisas opostas. Apesar disso, os dois reinos estavam em paz já há algumas décadas. Com o assassinato do irmão de Jonas, o Rei Gaius viu uma oportunidade de atacar Auranos e conquistar o reino que almeja a bastante tempo. Para isso ele irá se unir com o Chefe Basilius, a autoridade máxima de Paelsia. 

As vidas de Magnus, Lucia, Cleo e Jonas estão interligadas e eles irão se encontrar nas circunstâncias mais inesperadas. 

Além de serem divididos pelas suas fronteiras, os reinos são divididos pelas suas religiões e pelas suas crenças. Limeros venera a deusa Valoria, representante da fé, da força e da sabedoria. Já o reino de Auranos era devoto da deusa Cleiona, rival de Valoria. A magia presente no continente está se esvaindo há séculos. Lendas dizem que isso começou a acontecer depois que as duas deusas, Valoria e Cleiona, se enfrentaram para poder aumentar o seu poder. Alguns povos também acreditam na existência do santuário, onde existem criaturas capazes de enxergar através dos olhos de pássaros.

A mitologia criada por Morgan Rhodes, que é extremamente original, foi um dos pontos positivos do livro. Tive muito problema em conseguir me conectar com a história. É um absurdo o tanto de tempo que eu levei para ler esse livro. Ele não é grande. Achei o começo do livro bem lento e eu não consegui simpatizar com nenhum dos personagens. Demorou bastante tempo para as coisas ficarem interessantes. Isso é um problema comum com o primeiro livro de uma série de fantasia. A autora tem que introduzir o mundo, apresentar os personagens e ainda criar uma trama que faça com que o leitor se sinta preso na história.  

Nos últimos capítulos é que as coisas vão realmente acontecer. Gostei bastante do modo como o livro acabou. Ele criou uma boa base para os futuros livros da série. Não sei quando isso irá acontecer, mas pretendo ler os próximos livros e ver como a história irá se desenvolver.

Livro: A Queda dos Reinos
Autor (a): Morgan Rhodes
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 398 

Classificação:  
Skoob / Goodreads


1 comentários:

  1. Sou dessas que se apaixonam pela capa, e essa achei linda.
    Pena que você não conseguiu se conectar tão facilmente, às vezes acontece.
    Mas esse está na minha lista, vamos ver se consigo me conectar (Tem homem bonito? Aí fica mais fácil hehehehe)
    Bjoo

    ResponderExcluir