Resenha: A 5ª Onda - Rick Yancey

Sinopse:

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra-atacar.

Fazia mais de dois anos que eu estava enrolando para ler esse livro. O fato do filme lançar agora em janeiro foi o que me fez pegar ele para ler. Ainda bem que eu fiz isso porque eu adorei A 5ª Onda. Ele foi tudo o que eu podia esperar de um livro de ficção científica sobre invasão alienígena. 

Em um determinado dia uma nave alienígena invadiu a atmosfera da Terra. Ninguém sabia quem eles eram ou o que eles queriam com o planeta, até que eles atacaram. A 1ª Onda fez com que todos os dispositivos eletrônicos se tornassem inúteis. A humanidade retornou à Idade das Trevas. A 2ª Onda veio em formato de terremotos e tsunamis, todas as cidades, áreas próximas das costas e ilhas foram destruídas junto com suas populações. A 3ª Onda conseguiu matar 7 bilhões de humanos, com um vírus mortal, que poucas pessoas eram imunes ou que conseguiram se recuperar. Não bastasse isso, a 4ª Onda fez com que os humanos passassem a não confiar em ninguém. Os Outros (como são chamados os invasores), já estavam aqui, habitando corpos humanos. A 5ª Onda está começando. A humanidade está chegando ao fim. Os sobreviventes não sabem em quem confiar e quais são as reais intenções dos Outros com relação ao planeta. 

Cassie está sozinha. Ela acredita ser a última pessoa viva no planeta. Ela viu a mãe morrer durante a 3ª Onda, seu pai ser assassinado na sua frente e seu irmão, Sammy, ser levado por um grupo de militares para um lugar desconhecido. Ela prometeu que iria encontra-lo e essa promessa é o que mantêm Cassie viva. Um dia ela se depara com um Silenciador, como eram chamados os invasores enviados para exterminar os humanos que as ondas não conseguiram matar, e quase é assassinada. Um jovem, Evan Walker, a salva. Cassie não tem certeza se pode confiar em Evan, mas sabe que ele é o único que pode ajudá-la a salvar Sammy. 

Benjamin Parrish estava infectado. O campo de refugiados que ele estava foi atacado. Um grupo o resgata e o leva para uma base militar. Ele recebe o apelido de Zumbi e é treinado junto com outros garotos para defender o seu planeta. Pelo menos é o que Zumbi acredita.

Cassie é a personagem principal, mas a narrativa é dividida com mais dois personagens: o Silenciador e o Ben. No começo a narrativa não segue uma ordem cronológica. Os fatos são apresentados aos poucos, até um determinado acontecimento que fez com que a história tomasse outro rumo. Isso faz com que a ansiedade e a expectativa cresçam no leitor. Foi uma boa ferramenta adota pelo Rick Yancey.

Além do fato de ser uma história sobre invasão alienígena, A 5ª Onda é uma história de sobrevivência. O livro traz alguns questionamentos sobre o que significa ser humano e a perda da humanidade. Até onde a busca pela sobrevivência pode te levar? Você estaria disposto a fazer de tudo para sobreviver?

Achei ótimo que decidiram adaptar o livro para o cinema. Acho que toda a história da invasão vai dar um ótimo aspecto visual para o filme. A narrativa cheia de ação e suspense também vai ser ótima para o filme. Gostei bastante da escolha do elenco. Acho A Chloë Grace Moretz ótima. 

Se você gosta de uma boa história de ficção científica garanto que irá gostar de A 5ª Onda. 

 Livro: A 5ª Onda
Autor (a): Rick Yancey
Editora: Fundamento
Número de Páginas: 368
Classificação:  

0 comentários:

Deixe seu comentário