Resenha: Six of Crows - Leigh Bardugo


Sinopse: 

Ketterdam: um centro de comércio internacional onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo – e ninguém sabe melhor disso do que o criminoso prodígio Kaz Brekker. É oferecida a Kaz uma chance em um assalto que pode fazê-lo rico além dos seus sonhos mais loucos. Mas ele não pode fazer isso sozinho.
Um condenado com sede de vingança.
Um atirador que não pode fugir de uma aposta.
Um fugitivo com um passado privilegiado.
Uma espiã conhecida como a The Wraith (a fantasma).
Uma sangradora usando sua magia para sobreviver nas favelas.
Um ladrão com um dom para fugas impossíveis.
A tripulação de Kaz são os únicos que podem ficar entre o mundo e a destruição – isso se eles não matarem um ao outro primeiro. 

Six of Crows se passa alguns anos depois do término de Ruína e Ascenção, último livro da trilogia Grisha. Em Ravka, o Segundo Exército está tendo se reerguer, mas agora mais do que nunca ser um Grisha é algo extremamente perigoso. Uma droga chamada Jurda Parem foi desenvolvida por um cientista Shu e ela é capaz de aumentar os poderes dos Grishas de uma forma não natural. A droga é mortal para humanos comuns, mas para os Grishas é extremamente viciante. Isso fez com que alguns países fossem atrás dela para transformar os Grishas em armas e formar um exército. Fjerda capturou o cientista Shu e o prendeu na Corte do Gelo (The Ice Court), onde ele está aguardando pelo seu julgamento e sua sentença. 

A história se passa em Ketterdam, a capital de Kerch. Kaz Brekker faz parte de uma das gangues mais poderosas de Ketterdam: The Dregs. Com medo do que poderia acontecer caso a jurda parem caia nas mãos erradas, o Conselho Mercantil de Kerch resolveu recorrer a Kaz com uma proposta insana e muito tentadora para o criminoso. Ele e sua tripulação deveriam invadir a Corte do Gelo (The Ice Court), e resgatar o cientista Shu responsável por criar essa droga. A Corte do Gelo é uma fortaleza impenetrável localizada em Fjerda. Kaz sabe que essa é uma missão suicida, mas que vale a pena para se ganhar 30 milhões de Kruges. 

Ele reúne uma tripulação formada por: Matthias, um Fjerdano em busca de vingança; Jesper, um dos membros da gangue de Kaz e ótimo atirador; Inej, mais conhecida como The Wraith (a fantasma) e uma das pessoas de confiança de Kaz; Nina, uma Grisha que usa seus poderes para sobreviver em Kerch e Wylan, um especialista em bombas que foge do seu passado. Eles embarcam em uma missão impossível que pode muito bem resultar em suas mortes, cada um pelo seu motivo, sendo ele ou não o dinheiro. 

Leigh Bardugo criou personagens fantásticos. Cada um tem um passado diferente, uma história que fez eles chegarem onde estão hoje. Aos poucos você vai aprendendo essas histórias e entendendo eles. O fato do livro ser dividido em várias perspectivas fez com que fosse possível enxergar o personagem de diversos ângulos. O modo como ele era visto pelos outros e o modo como ele realmente era, o porquê de ele fazer o que fazia, ser daquele jeito. Foi muito difícil escolher meus personagens favoritos. Todos foram muito bem construídos, mas eu tive um apego maior pelo Kaz e pela Inej. 

A ambientação do livro para mim é um dos pontos fortes na escrita da Leigh Bardugo. Ela consegue criar um mundo tão fantástico e tangível. Se Ravka para mim já tinha sido muito bem construída, Ketterdam e a Corte de Gelo foram brilhantemente construídas. Se um dia esse livro for adaptado, só os cenários farão dele um ótimo filme/série. 

A trama foi muito bem elaborada. Nada foi previsível e deixado ao acaso. Eu não sabia o que esperar de cada capítulo e fui várias vezes surpreendida. 

QUE LIVRO! Eu sabia que poderia esperar grandes coisas dele, afinal amo a trilogia Grisha escrita pela Leigh Bardugo, mas esse livro foi genial. Fazia tempo que eu não lia um livro que me prendesse desse jeito. Eu não conseguia fazer mais nada a não ser ler, ler e ler. Até que ele infelizmente acabou.

Posso ler Six of Crows sem ter lido a trilogia Grisha? Até pode, vão ter alguns spoilers, mas não acho que seja algo muito significativo que vá prejudicar a sua leitura caso um dia decida ler a trilogia Grisha. 

Dei pulos de alegria quando ganhei esse livro da minha tia. Essa edição é uma das edições mais bonitas que eu já vi na minha vida. As páginas pretas, a diagramação, tudo está maravilhoso. 

Se você não lê em inglês e quer muito ler Six of Crows não se desespere. A Editora Gutenberg irá publicá-lo ele aqui ainda nesse semestre. Depois podemos todos sofrer esperando a sequência, Crooked Kingdom, que tem lançamento previsto para setembro.

Livro: Six Of Crows
Autor (a): Leigh Bardugo
Editora: Henry Holt and Company
Número de Páginas: 465
Classificação:
Skoob
Goodreads


0 comentários:

Deixe seu comentário