Resenha: Harry Potter and The Cursed Child - J. K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne


Sinopse:

Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é muito fácil agora, já que ele é um funcionário cheio de trabalho no Ministério da Magia, um marido e pai de três crianças na idade escolar. Enquanto Harry luta com um passado que se recusa a ficar onde pertence, seu filho mais novo, Alvo, precisa lidar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. Enquanto passado e presente começam uma sinistra fusão, pai e filho aprendem uma verdade desconfortável, pois a escuridão vem de lugares inesperados.

Acho que todo mundo que é fã de Harry Potter surtou quando anunciaram que haveria uma continuação para a série. O que muita gente não esperava, incluindo eu, era que essa continuação viria no formato de uma peça de teatro. Aí veio o anuncio de que o script da peça seria publicado. Muita gente torceu o nariz, muita gente ficou empolgada, eu estava de ambos os jeitos. Mas como fã da série tinha certeza de que compraria o livro e o leria. E foi isso que eu fiz. Queria ter ido aos eventos de lançamento, aqui em Dublin tiveram vários, mas infelizmente eu não pude, mas assim que peguei o livro em mãos comecei a ler ele. Hoje vim falar o que eu achei.
Bom, como a maioria de vocês já deve saber, o livro não é um livro comum, mas sim um livro adaptado do roteiro da peça. Então se você espera parágrafos e parágrafos de descrição e diálogos complexos, esquece, não é o que você irá encontrar aqui. Os capítulos são curtos, assim como os diálogos. Uma peça de teatro é algo visual. Você tem uma série de fatores como os cenários, a trilha sonora, o movimento dos atores, tudo para ajudar na apresentação da história. No livro eles tiveram que adaptar tudo isso para o papel, de uma forma que fosse possível para o leitor visualizar na sua cabeça tudo o que acontecia. Acho que eles fizeram um ótimo trabalho nisso. Muitos dos cenários utilizados no livro (e na peça também) são bastante familiares pois apareceram diversas vezes nos filmes, então não é difícil imaginá-los.
Harry Potter and The Cursed Child (Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, em português) se passa 19 anos depois do final do último livro. A primeira cena também é a última cena do Relíquias da Morte, onde o Harry está com os seus filhos, Alvo, James e Lily na plataforma 9 ¾ para o embarque para Hogwarts. Vários personagens antigos aparecerem, o que é ótimo para matar as saudades.
Por ser uma peça de teatro, Harry Potter and The Cursed Child tem um tom diferente dos livros. Mesmo com todo o mistério envolvendo a tal criança amaldiçoada, com os perigos eminentes, o tom da história foi bem mais leve. Os diálogos são cheios de humor. Poder ser que isso decepcione algumas pessoas que estavam esperando para uma continuação da história seguindo os padrões dos livros.
De modo geral eu gostei bastante do livro. Foi uma experiência bem legal poder voltar a ver alguns personagens queridos, voltar a Hogwarts e ao mundo de Harry Potter. Queria ter tido a oportunidade de ver a peça de teatro, mas já que isso não vai rolar, só me resta torcer para que decidam fazer um filme sobre o livro. 

Livro: Harry Potter and The Cursed Child
Autor (a): J. K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne
Editora: Little Brown
Número de Páginas:  330
Classificação: 
Skoob /  Goodreads 

0 comentários:

Deixe seu comentário