Tour pela Irlanda do Norte

Saindo de Dublin há vários passeios pelo interior da Irlanda e para a Irlanda do Norte. Em um fim de semana no meu último mês na Irlanda eu resolvi fazer um tour pela Irlanda do Norte. A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido e sua capital é Belfast. E é ali que o passeio começa. No ônibus que eu estava, o guia ia fazendo várias paradas pela cidade. Para quem não sabe, Belfast foi sede de vários conflitos entre católicos e protestantes. Até hoje a cidade é dividida. Pude ver isso de perto ao passar por alguns bairros. Não tive muito tempo para vagar pela cidade. Ficamos pouco tempo no centro, mas achei a cidade bem charmosa.





O Titanic foi construído em Belfast e na cidade há um museu sobre ele. Lá foi a nossa segunda parada do tour. Não tive tempo para entrar no museu, mas o prédio em si é bem bonito.


Giant’s Causeway (ou calçada dos gigantes), é um dos pontos turísticos mais visitados da região. A região recebeu esse nome por conta da formação rochosa em formato de hexágonos, como se fosse uma calçada de pedras gigantesca. Fiquei perplexa com a beleza desse lugar. É surreal de lindo.


Segundo uma lenda irlandesa um gigante chamado Finn MacCool queria enfrentar numa luta um gigante escocês chamado Benandonner, mas havia um problema: não existia uma embarcação com tamanho suficiente para atravessar o mar e levar um ao encontro do outro. A lenda diz que MacCool resolveu o problema construindo uma calçada que ligava os dois lados, usando enormes colunas de pedra. Benandonner aceitou o desafio e viajou pela calçada até à Irlanda. Ele era mais forte e maior do que MacCool. Percebendo isso a esposa de Finn MacCool, de forma muito perspicaz decidiu vestir seu marido gigante como um bebé. Quando Benandonner chegou à casa dos dois e viu o bebé, pensou: “Se o bebé deste tamanho, imagine-se o pai!”, e fugiu correndo de volta para a Escócia. Para ter certeza de que não seria perseguido por Finn MacCool destruiu a estrada enquanto corria, restando apenas as pedras que agora formam a Calçada do Gigante.


A última parada do tour foi na Rope Bridge, ou Carrick-a-rede, que é uma ponte suspensa de cordas que fica no condado de Antrim. Ela tem 20 metros de comprimento e fica a 30 metros sobre o mar. Confesso que fiquei com um pouco de medo de atravessá-la. É bem segura, mas já aviso que ela balança bastante. Mas a vista da ilha é deslumbrante. Vale super a pena. 





Se estiver na Irlanda, não deixe de jeito nenhum de fazer esse passeio. 

0 comentários:

Deixe seu comentário